quinta-feira, 16 de junho de 2011

O MITO DE CRIAÇÃO IORUBÁ

A África continente muito especial por toda sua exuberância, lugar onde recentes pesquisas arquelógicas demonstraram ser o berço de toda huanidade, possui  muitos mitos de criação, devido a sua grande quantidade de etnias .
Dentre os seus variados mitos, escolhi escrever um pouco sobre um dos mais conhecidos aqui no Brasil: o mito Iorubá.
Segundo os Iorubás antes do mundo ser criado, já existia um Deus superior chamado Olorum, que também é conhecido como Olodumaré, entre Olorum e os seres humanos existiam, ou melhor, existem, Orixás que simbolizam e controlam as forças da natureza.
Dentre os Orixás, um foi escolhido por Olorum para criar o mundo, o nome dele é Obatalá. Obatá recebeu um saco com o qual deveria efetuar a criação, porém, este Orixá considerou-se mas importante do que realmente era e não cumpriu com algumas obrigações, entre elas havia alguns sacrifícios que deveram ser oferecidos a Exu, este Orixá tinha como função fiscalizar a passagem entre os dois mundos.
Ao cruzar a porta do além Obatalá deparou-se com Exu, que descontente o acometeu de uma forte sede, já pelo cainho Obatalá com seu cajado furouo trono de uma árvore da qual jorrou um vinho delicioso.
Obatalá bebeu muito e dormiu profundamente, neste momento seu principal inimigo Oduduá o encontrou, roubou o saco que com ele estava e saiu para criar o mundo sozinho.
Ao chegar na beira de um rio, Oduduá cair o conteúdo do saco, era terra, logo após, ele também tirou do saco uma galinha,esta passou a ciscar e a terra se espalhou pelo mundo, Oduduá torno-se então o rei da terra.
Obatalá voltou furioso a Olorum  perguntou onde estava o saco, foi castigado e proibido de beber vinho, porém recebeu por bondade de Olorum a missão de criar os homens com barro e soprar neles o fôlego da vida.
Assim os Iorubás entendem que Oduduá criou a terra e Obatalá criou os homens.

5 comentários:

  1. Axé.

    Esta versão é o mito de Oduduwa, e não de Obatala.

    Em 2013 foi lançado no Alaiande Xire, em São Paulo, o livro "Obatala e a Criação do Mundo Iorubá", narrando o inédito itan sobre a história da criação nago pelo próprio orixá Obatala, que pode ser visto aqui:

    www.luizlmarins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Qual é o personagem principal do mito a criação de ioruba?

    ResponderExcluir